13/11/2012

Guifões - ponto de encontro no Centro Cívico


José Passos

 
Manuel Passos

Guifões foi berço de duas importantes figuras históricas, os irmãos liberais José e Manuel Passos, ambos deputados e ministros do Reino, sendo o último, autor do primeiro Código Administrativo Português.
Manuel Silva Passos - Deputado e Ministro do Reino - da primeira metade do século XIX. Em 31 de Dezembro de 1836 promulgou um novo Código Administrativo, no qual também colaborou seu irmão José da Silva Passos. Deve-se também a Passos Manuel a fundação da Academia de Belas Artes, lançando assim as bases do actual sistema de ensino a fundação, em Janeiro de 1837, da Academia Politécnica do Porto em substituição da antiga Academia Real de Marinha.
Criou o Conservatório das Artes e Ofícios de Lisboa, e também criado no Porto o Conservatório Portuense de Artes e Ofícios. Foi o embrião do ensino técnico em Portugal.
 

No Centro Cívico de Guifões, fomos recebidos pelo Presidente da Junta de Freguesia e pelo vereador da cultura da C. M. de Matosinhos, que nos acompanharam na visita e fizeram uma introdução ao que iriamos ver, com especial enfase para a vida e obra dos irmãos Passos.


(*)textos transcritos parcialmente ou elaborados com recurso a informação dos sites da Junta de freguesia de Guifões e do site da C. M. Matosinhos

Sem comentários: