12/11/2012

Guifões - outras paragens

Ao longo desta visita o historiador foi fazendo diversas paragens. Parámos por ex no largo da mámoa, onde no lugar do atual prédio, tinha funcionado outrora uma unidade industrial que pertencia a Joaquim Neves dos Santos. Industrial, arqueólogo e etnógrafo, que dedicou grande parte da sua vida a estudar o Castro de Guifões

Na sequência das intervenções arqueológicas que realizou no castro de Guifões durante os anos 60, Joaquim Neves dos Santos recolheu um vasto e significativo espólio. Fundamental para a compreensão desta estação arqueológica e para o conhecimento do passado mais remoto de Matosinhos, apesar de se encontrar descontextualizado, aquele acervo foi então recolhido em sua casa para estudo.
 
 
(Nesta imagem temos um Guifonense muito atento)
 

 
 

 
 Joel Cleto foi chamando à atenção dos muros ao longo da rua ou não fosse a freguesia conhecida pela sua riqueza granítica e “pelos” montantes, aqueles que desmontavam a pedra.
 
 

 
Outra paragem foi em frente ao cruzeiro onde o historiador deu a palavra ao Presidente da Junta sobre a sua origem
 
 

Paramos também junto ao pavilhão desportivo Engº Antonio Maia, antigo desportista guifonense que doou os terrenos para que ali fosse construído o pavilhão onde joga atualmente o Guifões Sport Clube.

Sem comentários: