12/11/2012

Guifões - o castro

Antes de subirmos em direção ao castro, o historiador/arqueólogo faz mais uma pausa para falar ao grupo sobre os povos que aqui habitaram e a importância estratética do rio Leça ali ao lado




 
A Sudoeste da freguesia, no Monte Castelo, encontra-se o chamado Castro de Guifões, desde sempre conhecido pelas populações locais, já que até à Alta Idade Média foi habitado e as suas muralhas, principalmente as duas do período Proto-histórico sempre se evidenciaram por entre a vegetação.

Este Castro, como é habitual no Norte do nosso país, tem as suas origens no Neolítico.
Na zona, encontraram-se monumentos megalíticos assim como restos de cozinha e machados de pedra, o que vem reforçar a ideia dos que defendem a existência de população desde o Paleolítico.

Aqui se podem ver três tipos de habitações, distintas tanto na forma como nos respectivos períodos culturais a que pertencem. As primeiras, dentro das muralhas que rodeiam o cume do monte, de tipo redondo, e as mais primitivas de todas; seguiam-se as de transição, arredondadas, ainda, na parte traseira, mas já com estrutura rectangular e, finalmente, as habitações rectangulares, já dispostas em grupos.
 
 
(*) textos transcritos parcialmente ou elaborados com recurso a informação dos sites da Junta de freguesia de Guifões e do site da C. M. Matosinhos
 

Sem comentários: