13/11/2012

Guifões. Matosinhos - 10 freguesias. 10 visitas


No dia 4 de novembro ocorreu mais uma visita orientada pelo historiador e arqueólogo, Joel Cleto, inserida no ciclo de visitas “Matosinhos. 10 Freguesias. 10 visitas”.
 
 
Desta vez a visita foi feita a Guifões, freguesia localizada na margem sul do Rio Leça, conhecida pela sua pedra granítica, rica em património histórico e arqueológico. O seu orago é São Martinho o que só por si, indicia a antiguidade desta terra.

Enquanto esperava pelo início da visita, com ponto de encontro marcado para o C. Cívico de Guifões, fui fotografando o centro da freguesia
 
 
 
 

Pelourinho evocativo das seguintes datas: 1143 - Marco da Independência de Portugal;
1258 – Inquirições de Afonso III; 1640 – Marco da Restauração de Portugal; e finalmente 1940 - data do início de construção deste monumento que pretende lembrar às gerações futuras estas importantes datas da História de Portugal. Por trás deste Pelourinho ergue-se o novo e moderno edifício da Junta desta Freguesia.
 

A Igreja de Guifões, construída em 1699
 

 
O Pároco de Guifões entre 1900 e 1935, foi também Presidente da Câmara de Matosinhos. Padre Manaça, Joaquim Pereira dos Santos, natural de Santa Cruz do Bispo, e que muito do seu tempo dedicou aos melhoramentos da freguesia.
 
 
(*)textos transcritos parcialmente ou elaborados com recurso a informação dos sites da Junta de freguesia de Guifões e do site da C. M. Matosinhos

Sem comentários: