21/08/2012

Porto em miniatura - Capelas I


Capela dos Alfaiates
O nome desta capela provém do facto de a Confraria dos Alfaiates ter como padroeira a Nossa Senhora da Assunção e porque a festa à dita Senhora era realizada a 15 de Agosto de cada ano.
Inicialmente localiza próximo à Sé esta capela foi transferida nos anos 50 para onde se encontra actualmente, na confluência das ruas do Sol e de S. Luís. Apresenta uma planta rectangular, na maior parte ocupada pela nave coberta por abóbada abatida.
A Capela dos Alfaiates pertence ao século XVI (1554-1555), a sua construção em estilo de transição com traços renascentistas estão mais presentes no portal da modesta capela sobrepujado por amplo janelão e entablado pela imagem de Nossa Srª da Assunção ou de Agosto.
O interior desta reveste-se de grande valor arquitectónico. A capela-mor abre com um arco pleno, cobre-a uma abóbada apainelada em duas ordens, com rosas no meio dos caixotões. As duas abóbadas formam um exemplar da aliança do gótico e da renascença
O retábulo da segunda metade do século XVI, é constituído por oito pinturas em tábua, emolduradas. Os painéis distribuem-se em dois níveis, rematados por um frontal, representando cenas bíblicas.

Capela de Lumbrales
Capela do Instituto Municipal Condessa de Lumbrales ou Antiga Capela da Quinta da Pena, situada na Rua de Belém, no Porto.

(texto escrito com recurso a informação recolhida de vários sites da internet)

Sem comentários: