22/08/2012

O Porto em miniatura - Palácio das Carrancas (Soares dos Reis)

Palácio das Carrancas (Museu Soares dos Reis)
É construído, a partir de 1795, para habitação e fábrica dos Moraes e Castro - família de prósperos negócios, proprietária da Fábrica de Tirador de Ouro e Prata na Rua dos Carrancas.
Elegante e imponente, o Palácio dos Carrancas é escolhido, nem sempre com o acordo dos seus proprietários, para hospedar personagens ilustres: é residência oficial do general Soult, em 1809, em plenas Invasões Francesas. Serve de quartel-general ao duque de Wellington, após a fuga das tropas napoleónicas. O general Beresford, o príncipe Guilherme de Nassau, entre tantas outras personalidades ligadas ao exército libertador, alojam-se no palácio. Durante o cerco do Porto serve, também, de quartel-general a D. Pedro IV que, com receio que a artilharia miguelista atingisse o edifício, se instalou apenas durante quatro meses.
Em 1861, o Palácio é transformado em Paço Real, adquirido por D. Pedro V para servir de alojamento aos soberanos em visita ao norte do país. Em visitas mais ou menos demoradas, por lá passam D. Luís e D. Maria Pia, D. Carlos e D. Amélia, assim como D. Manuel II. No testamento datado de 1915 D. Manuel II determina a entrega do Palácio à Misericórdia, para que nele se instalasse um hospital.
Vasco Valente, director do Museu Nacional Soares dos Reis (instalado, desde 1833, em péssimas condições, no edifício de Santo António da Cidade, em S. Lázaro), inicia negociações com o Estado e a Misericórdia para transferir o Museu para o Palácio devoluto, sendo o Museu inaugurado em 1942.

(texto escrito com recurso a informação recolhida de vários sites da internet)

Sem comentários: