21/08/2012

O Porto em miniatura - Capelas II

Capela da Nossa Senhora do Ó
Antiga capela de Nº Srª da Piedade ou do Cais, deve o seu nome ao facto de ter sido transferida para aqui a imagem da Senhora do Ó, proveniente da capela da Porta da Ribeira, demolida em 1821. O edifício data do século XVII, tendo sido remodelado no século XIX após a destruição ocorrida durante as lutas liberais. No interior, destaca-se um retábulo em talha de inícios do século XVIII, da autoria de João da Costa.

A Capela da Almas ou Capela de Santa Catarina
Capela situada na freguesia de Santo Ildefonso, na cidade do Porto.A sua construção data dos princípios do séc. XVIII.
A capela tem dois corpos, sendo o segundo mais baixo, e sofreu obras de ampliação e restauro que modificaram o estilo original, em 1801.
O revestimento é constituído por 15.947 azulejos que cobrem cerca de 360 metros quadrados de parede. Datam de 1929 e representam os passos da vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina, que são venerados na capela.
Na fachada principal, destaque para o vitral que representa as almas, executado no século XIX, pelo pintor Amândio Silva.

A Capela de Nossa Senhora da Conceição
Capela localizada na freguesia da Foz do Douro no gaveto da Rua do Padre Luís Cabral com a Rua de Diogo Botelho, na cidade do Porto. Trata-se de um imóvel em vias de classificação, em estilo barroco, atribuível a Nicolau Nasoni.
Esta capela, cujo ano de construção não se conseguiu comprovar com exactidão, mas se acredita remontar ao século XIX, tinha como padroeiro o mártirSão Sebastião. Trata-se de uma capela de pequenas dimensões, cujo aspecto denota o sabor do barroco portuense. Um autor possível da capela é Nicolau Nasoni, o arquitecto portuense autor de várias obras na cidade como a Torre dos Clérigos, ou então de um dos seus discípulos. é constituída por três altares e nave única.

(texto escrito com recurso a informação recolhida de vários sites da internet)

1 comentário:

RUI XARUTO disse...

A miniatura que aparece identificada como Capela das Almas de Santa Catarina é na verdade a da Capela de Santa Catarina e de Nossa Senhora dos Anjos, situada em Lordelo do Ouro, no morro de Santa Catarina, acima dos antigos Estaleiros do Ouro e da Manutenção Militar. Esta capela foi construída por ordem real para satisfazer o desejo da população local, maioritariamente piscatória (daí ser consagrada a Santa Catarina) e como prova de agradecimento pelo trabalho que todos realizaram para preparar a frota e os mantimentos da expedição a Ceuta, nos Estaleiros já referidos. No Jardim do Cálem encontra-se o monumento aos Tripeiros que presta precisamente homenagem aos locais, e não só, por todo o esforço e dedicação à expedição.