02/09/2012

Farol de Leça II





 Em 1926, 15 de Dezembro, entrou em funcionamento a título experimental o Farol de Leça, em substituição do farolim da Boa Nova. Em 1927, 20 de Fevereiro, foi oficialmente inaugurado. Em 1938 foi instalado um rádio farol, tendo sofrido obras de restauro, em 1948, na torre do farol. 
Em 1950 foi substituída a máquina de relojoaria por motores de rotação eléctricos, tendo-se, um pouco mais tarde, equipado o farol com um ascensor para acesso à torre.
Em 1962 dá-se o encerramento da Escola de Faroleiros que ministrava o curso elementar e complementar de faroleiros, e que funcionou nas suas instalações desde 1926. Em 1964 o farol foi ligado à rede eléctrica de distribuição pública e foi-lhe instalada uma lâmpada de 3.000W, que lhe proporcionava um alcance luminoso de 60 milhas náuticas.
Em 1979 foram iniciadas as automatizações dos farolins do porto de Leixões (Quebra-mar, Molhe Norte e Molhe Sul) e o farolim de Felgueiras à entrada da barra do Douro. Estes farolins, passaram a ser controlados à distância a partir do farol de Leça, por meio de equipamento concebido para o efeito. Foi a primeira rede de farolins telecomandados da costa portuguesa. A potência da fonte luminosa foi reduzida com a instalação de uma lâmpada de 1.000W.


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