02/09/2012

Farol de Leça I



Chegados ao farol, o grupo foi recebido pelo comandante Matias Farinha que nos explicou a história do aparecimento dos faróis em geral e do farol de Leça em particular
De seguida subimos os 213 degraus em betão + 12 em ferro fundido (e sim o Farol tem elevador!) 
 
O farolde Leça é o segundo maior farol do país, situa-se entre as barras dos rios Ave e Douro, a cerca de dois quilómetros a Norte da foz do rio Leça onde está implantado o Porto de Leixões.
Em edifício anexo existe um pequeno museu, com uma exposição de peças e mecanismos ligados à temática dos faróis e foi aqui que o Comandante Matias Farinha recebeu o grupo visitante, integrado no Programa CIENCIA VIVA. No recinto exterior encontra-se ainda a coluna e lanterna do antigo Farolim das Sobreiras.
Entre 1916 e 1926, existiu nas imediações, o Farolim da Boa Nova, torre quadrangular branca com cerca de 12 metros, junto à Capela da Boa Nova, tendo estado dez anos em ensaios, findos os quais foi abandonado, passando a servir de camarata aos alunos da Escola de Faroleiros e mais tarde demolido. No local subsiste ainda hoje o muro em alvenaria de pedra que sustentava a base da torre.

1 comentário:

hermen disse...

Cara amiga "Lua" ao ler estas notas em rodapé referentes aos nossos farois conseguiu-me deslindar um mistério. Tenho no meu arquivo em formato digetal duas fotos que até aqui me tinham intrigado bastante. Uma delas em que se dislumbra o nosso farol actual, mas ao fundo da imagem um edifício que existiu no qual só existe a base (tão nossa conhecida)que embora tivesse a forma em pináculo não era então o antigo farol , mas sim uma camarata. Estou esclarecido, porque tenho então a outra foto em que aparece realmente o nossso antigo farol que esteve em testes durante 10 anos!!! O que eu estou a aprender com estes "factos" sobre a nossa terra! Obrigado