13/08/2007

Salvador Dali no Palácio do Freixo

Nunca conseguirei entender se Dali foi um louco genial ou se a sua genealidade residia precisamente em não ter medo de revelar a loucura que existia em si (e existe em cada um todos nós mas que amordaçamos com medo dos juízos e preconceitos da sociedade). Dali morreu aos 84 anos e ainda assim pergunto-me se deu tempo de revelar toda a sua genealidade (loucura?).
Entrei na exposição com vontade de me surpreender e não saí defraudada. O local da exposição só por si é uma obra de arte - O Palácio do Freixo (edifício barroco do arquitecto Nicolau Nasoni erguido no interior da Quinta do Freixo, por volta de 1742 e restaurado em 1991).

Encontravam-se expostas 150 litografias dedicadas à "Bíblia Sagrada", 12 litografias sob o tema "Fausto", 25 litografias designadas "Gargantua e Pantagruel" e 20 xilografias"Tricórnio" e ainda algumas esculturas fantásticas que são produto de um "período de maturidade artística", situado entre os anos 1950 e 1970.

Das esculturas presentes apreciei particularmente a "Mulher Nua Subindo a Escada", "Trajano a Cavalo" e outras duas mais pequenas com representações de elefantes. No entanto encontravam-se ainda patentes as esculturas "Cavalo com Jóquei Tropeçando", "Perseo" e " Homem sobre Golfinho"
.
Vi tudo, tentando abstrair-me dos comentários do vizinho do lado e da legendas de cada trabalho porque Dali não tem de ser legendado, tem de ser apreciado (ou não) mas interpretado....? não me parece!

A visão artística de Dali sobre personagens mitológicas vai estar patente no Palácio do Freixo (Porto) até 4 de Novembro. Os bilhetes custam 4eur com desconto de 50% para clientes da Caixa Geral de Depósitos. Eu acho que vale bem a pena ver. Aproveitei ainda para visitar os jardins do Palácio e tirar algumas fotos.

1 comentário:

Anónimo disse...

ontem, visitei a exposição das 285 obras de dali,no palacio do freixo, adorei todos aqueles esbocos, permitiram me conhecer a parte oculta, daquilo que nao aparece retratado nas suas pinturas,é genial as multiplas analises que cada esboço pode conter!aconselho a todos, se pode-se visitava mais uma vez!