13/12/2012

São Mamede Infesta - Igreja Matriz e Abel Salazar

 
A actual igreja de S. Mamede de Infesta foi iniciada em 27 de Agosto de 1864, tendo sido concluída em 7 de Setembro de 1866. Foi graças a um grande benemérito, natural desta freguesia, Rodrigo Pereira Felício , mais tarde Visconde de S. Mamede, que doou 12 contos de reis para a sua construção.
 A igreja Paroquial de S. Mamede de Infesta, construída no mesmo local da anterior, ja muito velha. O orago e padroeiro da freguesia é S. Mamede Mártir e tem celebração a 17 de Agosto.

 
 
O historiador fala-nos ainda de Abel Salazar que tem nesta Avenida o seu busto representado, convidando-nos a visitar futuramente  a Casa onde esta personalidade viveu mais de 30 anos, e que foi, em 1963, transformada em Casa-Museu.
Médico de profissão e professor catedrático de Histologia e Embriologia na Universidade do Porto, notabilizou-se sobretudo como artista amador, além de ensaísta, historiador e crítico de arte.
Nasceu em Guimarães e acabou por falecer em Lisboa. O seu cortejo funerário foi umas das maiores manifestações contra o ditador Salazar de que há memória.
 
 
Nota: Informação parcialmente extraída dos sites da Junta de frreguesia e da FEUP

Sem comentários: