07/10/2012

Piratas em Leça da Palmeira - Forte Nª Srª das Neves

 
Durante a festa dos piratas em Leça as visitas ao forte Nossa Senhora das Neves foram asseguradas pelo Historiador Joel Cleto
 

e pensar que tudo isto ja foi mar...



 
Forte nossa senhora das neves
As suas obras iniciaram-se sob a Dinastia Filipina, em 1638 ou 1639, por determinação de D. João Rodrigues Sá e Menezes, 1º Conde de Penaguião, no local de Santa Catarina, visando a defesa daquele porto contra as ameaças de piratas e corsários. Ficaram a cargo do Capitão António Francisco Chorão.
Após a Restauração da Independência portuguesa, considerando a sua grande importância estratégica para a defesa da barra, os oficiais da Câmara Municipal do Porto, em 1642, pediram ao Rei que se terminassem as obras com a maior brevidade. As suas obras foram retomadas, em 1646, instituindo-se, por Alvará de 1648, uma guarnição de seis soldados pagos para esta fortificação. Segundo um documento lavrado por um tabelião do Porto, em 1655 ainda as obras não se tinham concluído, cuidando-se da despesa da artilharia da fortificação.
Um Relatório de 1701 dá conta de que a fortificação ainda se encontrava incompleta, embora artilhada com quatro peças e guarnecida por oito soldados sob o comando de um tenente. Acredita-se que o forte tenha sido concluído em 1720.
Durante as Guerras Liberais, em 1832, o forte foi objecto de algumas benfeitorias, nomeadamente nos armazéns, ponte levadiça, escada do fosso e parapeitos, mantendo, ainda, algumas canhoneiras ao nível da magistral.
No século XX, as suas instalações foram entregues à Capitania do Porto de Leixões que nelas se instalou, fazendo erguer em seu terrapleno alguns edifícios para alojamento de pessoal, que descaracterizaram o conjunto.
Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público por Decreto publicado em 5 de Dezembro de 1961, em boas condições de conservação.

 
*(texto retirado do site da Camara Municipal de Matosinhos)
 

Sem comentários: