04/06/2012

Final da 1º visita com Joel Cleto por freguesias de Matosinhos


Ainda dentro da igreja matriz, Joel Cleto fala-nos da imagem do Senhor de Matosinhos, da lenda que lhe deu origem, chamando-nos à atenção para a figura de Nicodemos, que, segundo consta, teria passado os últimos tempos com Cristo, tendo ficado com o seu sudário e a partir da imagem visível no mesmo, terá esculpido 5 imagens, tendo preferido deita-las ao mar quando foi perseguido do que vê-las destruídas. Uma delas, a mais perfeita, terá vindo dar à praia de Matosinhos. O historiador refere evidências da antiguidade desta imagem, do período românico, (imagem de um Senhor que vence a morte e que por isso não aparece flagelado e prostrado na cruz, que foi cruxificado com 4 cravos e não os habituais 3 das imagens mais recentes - os pés estão separados e não juntos pelo mesmo cravo).
Alerta-nos ainda para a imagem de São Salvador, padroeiro de Matosinhos, que se encontra bem no alto da igreja e para a presença da figura de um anjo talhada no altar mor que se destaca pela sua cor mais escura, explicando que antes da limpeza e restauração, era assim que se encontrava toda a zona do altar.

A visita terminou pouco depois, numa das capelas dos passos da Paixão, que se encontra do lado direito para quem está de frente para a Igreja, e representa a flagelação de Cristo onde o historiador nos explica a crendice dos atados.

Foi uma visita deveras interessante por ruas que conheço de toda a vida mas sobre as quais ganhei uma nova perspectiva graças ao Historiador Joel Cleto.

Esta foi apenas a 1ª de 10 visitas guiadas pelo historiador, pelas freguesias de Matosinhos.

Sem comentários: