A Estação de S. Bento foi construída no local
do Convento de S. Bento da Avé-Maria, que foi totalmente demolido para dar
lugar a este novo edifício. Em Janeiro de 1888 a Direcção dos Caminhos de Ferro
foram autorizadas a estudar o prolongamento da linha de Campanhã até às
proximidades da Praça da Liberdade.
Assim procedeu-se à abertura dos túneis da Quinta da China, do Monte do
Seminário e das Fontainhas. Foi exactamente a abertura destes túneis que ditou
a demolição do mosteiro.
Em 7 de Novembro de 1896 chega o primeiro comboio, ainda sem estação, este acto marcou a inauguração oficial da linha férrea. Contudo a construção da estação como a conhecemos só teve início a 22 de Outubro de 1900.
Em Agosto de 1915 foram assentados os azulejos na gare da estação. Cada painel representa uma cena da história nacional. Neles podemos encontrar: a entrada triunfal de D. João I e o seu casamento com Dª Filipa da Lencastre no Porto, em 1386, a conquista de Ceuta, 1415 e o Torneio de Arcos de Valdevez,1140. Noutros encontramos cenas campestres e aspectos etnográficos de que são exemplo a procissão da Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, a romaria de S. Torcato, em Guimarães, uma Vindima, a Feira do Gado, uma Azenha, o Transporte do vinho num barco rabelo, no Douro.
O edifício que integra uma gare com oito linhas terminais e cinco cais, foi solenemente inaugurado em 1916, está concebido em forma de U, com dois pavimentos que dão para as ruas da Madeira e do Loureiro, estando a fachada principal voltada para a Praça Almeida Garrett.
Em 7 de Novembro de 1896 chega o primeiro comboio, ainda sem estação, este acto marcou a inauguração oficial da linha férrea. Contudo a construção da estação como a conhecemos só teve início a 22 de Outubro de 1900.
Em Agosto de 1915 foram assentados os azulejos na gare da estação. Cada painel representa uma cena da história nacional. Neles podemos encontrar: a entrada triunfal de D. João I e o seu casamento com Dª Filipa da Lencastre no Porto, em 1386, a conquista de Ceuta, 1415 e o Torneio de Arcos de Valdevez,1140. Noutros encontramos cenas campestres e aspectos etnográficos de que são exemplo a procissão da Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, a romaria de S. Torcato, em Guimarães, uma Vindima, a Feira do Gado, uma Azenha, o Transporte do vinho num barco rabelo, no Douro.
O edifício que integra uma gare com oito linhas terminais e cinco cais, foi solenemente inaugurado em 1916, está concebido em forma de U, com dois pavimentos que dão para as ruas da Madeira e do Loureiro, estando a fachada principal voltada para a Praça Almeida Garrett.
(texto escrito com recurso a informação recolhida de vários sites da
internet)
Sem comentários:
Enviar um comentário