31/05/2012

Vila Pouca de Aguiar I





Decorreu no passado domingo, 27 de maio, no concelho de Vila Pouca de Aguiar o X Encontro Nacional de Caminheiros com o seguinte percurso: Terras da Cabugueira » Vilarinho de S. Bento » Adagoi » Bragado.
O percurso por entre a natureza, teve uma distância aproximada de 13km, com dificuldade moderada (caminhos rurais e de montanha) e contou com a presença de cerca de 300 participantes

Vila Pouca de Aguiar II




por onde quer que passássemos nesta caminhada, as "maias" eram uma presença constante

Capela de Sao Bento da Vilarinha

Igreja do Bragado

27/05/2012

XXII Feira de minerais, pedras preciosas e fosseis


Terminou este Domingo mais uma edição da Feira de minerais, pedras preciosas e fósseis, na reitoria da Universidade do Porto. A XXII edição desta Feira contou com aproximadamente 30 expositores, alguns deles oriundos de países como a Colombia, Alemanha, Marrocos e Espanha.

24/05/2012

Quinta de Santiago festeja dia dos museus I




O Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, decidiu celebrar a noite dos museus com uma divertida visita nocturna, conduzida pelo mordomo Baptista e os fantasmas sonâmbulos da Casa.
Esta teatralização levada a cabo por técnicos superiores, funcionários da Câmara Municipal de Matosinhos contou-nos a história da Casa e da Família Santiago que ali habitava.

Desde a encantadora espanhola, integrada na família pelo casamento, aos criados, pouco satisfeitos com a sua vida, que apareciam e desapareciam conforme as intervenções do mordomo Baptista, a visita foi sempre divertida e (in)formativa sobre os hábitos e costumes daquela casa desde a sua edificação.

Quinta de Santiago festeja dia dos museus II




A visita terminou com breves palavras do vereador responsável pelo pelouro da cultura da Camara Municipal de Matosinhos, Fernando Rocha, que agradeceu a comparência dos visitantes e realçou o trabalho destes funcionários públicos verdadeiramente dedicados.
Pela minha parte, muito obrigada a todos!!!

22/05/2012

Casa de chá da Boa Nova



A Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, considerada Monumento Nacional desde 2006, encontra-se votada ao abandono!

A sua historia data de 1956, data em que o arquiteto Fernando Távora  venceu o concurso levado a cabo pela Camara de Matosinhos, entregando ao seu jovem colaborador  Álvaro Siza Vieira o projecto e construção da mesma. Esta casa viria a ser considerada 50 anos mais tarde Património Nacional.
Fonte: http://www.casadechaboanova.com/site/php/qsomos.php 

21/05/2012

Capela da Boa Nova





Capela conhecida actualmente como da “Boa-Nova” ou de “S. João da Boa-Nova” foi, em tempos, oratório de S. Clemente das Penhas, onde se instalaram os frades franciscanos no século XIV, conforme nos diz Frei Manuel da Esperança, membro da Ordem dos Frades Menores de São Francisco, da Observância, na Província de Portugal e seu cronista; havendo contudo registos precisos da sua existência já em 1369.
fonte: a voz de Leça

16/05/2012

O edifício do Seminário de Vilar





O edifício do Seminário de Vilar foi sede do Mosteiro da Visitação de Santa Maria, criado no Porto em finais do século XIX.

Com a implantação da República, em 1910, e na sequência da lei da separação, as religiosas viram-se obrigadas a abandonar a casa, que em 1922 foi comprada por D. António Barbosa Leão para ali instalar um seminário.

O edifício do seminário foi construído pelo célebre padre Himalaia, assim apelidado pela sua formidável altura mas que se chamava de facto Manuel António Gomes.
 

10/05/2012

Farol de Leça da Palmeira

Entrou em funcionamento em Dezembro de 1926, em substituição do Farol da Boa Nova, vindo a ser inaugurado em Fevereiro de 1927. Tem 46m de altura e um alcance luminoso de 26 milhas náuticas.

07/05/2012

Navegar no Douro

Navegar no Douro com a serra do pilar como pano de fundo...

01/05/2012