25/05/2011

S. Pedro da Cova - O museu

São Pedro da Cova tornou-se um importante centro industrial, após a descoberta de jazidas de carvão em 1802. Nos anos 30 (do Século XX) a exploração mineira intensificou-se em grande escala e esta terra transformou-se num pólo importante de migração, sendo conotada como a "terra mineira". O declínio da mina dá-se na 2ª metade do sec. XX (1972) com o petróleo a baixar de preço.






No Museu Mineiro de São Pedro da Cova,  sediado num espaço histórico: a “Casa da Malta”, um edifício que servia de alojamento (em pequeníssimas camaratas) aos “malteses” – os mineiros que não residiam na localidade, podemos ver uma maquete da antiga mina.

S. Pedro da Cova - O museu (interior)

o símbolo dos mineiros gravado no piso do museu

réplica de um dos quartos dos "malteses" (mineiros que vinham de fora)


produto da extracção da mina

réplica da indumentária do mineiro e seus instrumentos de trabalho

S. Pedro da Cova - O museu (interior I)


máquinas usadas no edificio de escritorio



Diversas ferramentas de trabalho indispensaveis ao trabalho dos mineiros

S. Pedro da Cova - O museu (interior II)



O museu mostra-nos o que era possivel extrair nesta mina

S. Pedro da Cova - o museu (exterior)

O Museu Mineiro de São Pedro da Cova,  sediado num espaço histórico: a “Casa da Malta”, um edifício que servia de alojamento (em pequeníssimas camaratas) aos “malteses” – os mineiros que não residiam na localidade.


Um dos  meios de transporte utilizado era a zorra - “carros-eléctricos” adaptados para transporte de mercadoria  e que, neste caso, dada a característica sujidade provocada pelo carvão, eram popularmente apelidados de “viúvas”.

S. Pedro da Cova - Cavalete S. Vicente e a padroeira dos mineiros


Em 1921, abriu o Poço de S. Vicente, que atingiu os 157 metros de profundidade e é hoje uma das referências e um dos ex-libris desta povoação, em grande parte devido a esse verdadeiro monumento à memória mineira que é a gigantesca torre/cavalete que se ergue sobre o referido poço.

Santa Bárbara era a padroeira dos mineiros

S. Pedro da Cova - Igreja



Vistas para o sanatório


Do museu consegue ver-se ainda ao longe o edifício onde funcionava o Sanatório de Valongo, situado no Monte da Santa Justa. Este edifício em ruínas é agora palco de actividades como o paintball. 

19/05/2011

Exposição: a Evolução de Darwin





A exposição «A Evolução de Darwin» decorre na Casa Andresen, no Jardim Botânico do Porto, até 17 de Julho.

Darwin - Os esqueletos



Buffon, escreve no 4º volume da sua obra Histoire Naturelle que todos os esqueletos dos vertebrados possuem em comum a mesma estrutura básica, sendo possível identificar as partes equivalentes.

 
Esqueleto da ave Ibis

Darwin - a bordo do HMS Beagle






Darwin partiu com 22 anos para navegar o mundo a bordo do HMS Beagle. Explorou a América do Sul e as suas ilhas, incluindo as Galápagos. Durante esse tempo tomou preencheu inúmeros cadernos de notas, embalou e enviou milhares de espécimes para Inglaterra para estudo mais pormenorizado à sua chegada.

Darwin - a árvore da vida




Darwin - Tartarugas e Iguanas



Darwin deparou-se com diferentes especies de Tartarugas e Iguanas e registou que os animais das Galápagos tinham cores menos vistosas que os seus congeneres noutras partes do mundo...

Darwin - as aves




Mesmo no centro da Casa Andersen temos a representação de diversas aves que Darwin foi encontrando ao longo da sua viagem....

Darwin - Ganso patola de patas azuis



Hoje em dia ja nao sei se viver a vida a alta velocidade, mergulhar bem fundo e nao ter medo de ser magoado nao será mesmo a forma mais inteligente de se viver...