"Primavera", "Estio", "Outono" e "Inverno" de Nasoni
A Quinta de São Gens, também referida como Quinta do Viso, localiza-se na freguesia da Senhora da Hora, concelho de Matosinhos, distrito do Porto, em Portugal.
Integra um conjunto de quintas cujo arranjo é atribuído ao arquiteto italiano Nicolau Nasoni.
A quinta esteve ligada, por séculos, ao morgadio instituído em Ramalde, um pouco antes de 1542, por João Dias Leite, tendo passado aos seus descendentes. Terá sido durante a administração de D. Maria Leite (falecida em 1738), ou de seus filhos que, na quinta, se realizaram as obras delineadas por Nasoni, sendo notável a similitude com a Quinta de Ramalde, no Porto.
Entre 1725 e 1738 surgiu a casa senhorial da Quinta de São Gens. Na década de 1920, a casa sofreu um incêndio, vindo a ser remodelada por um emigrante retornado do Brasil que a adquiriu aos antigos proprietários. Neste momento foi-lhe acrescentado um prolongamento para norte.Supõe-se que terá sido também nesse período que se transferiram as estátuas, tanque e bancos atribuídos a Nasoni.
Em 1928, a propriedade foi adquirida pelo Estado para nela instalar a Estação Agrária do Douro Litoral. Na década de 1930, o ajardinamento do pátio foi, uma vez mais, remodelado, ocasião em que foi plantado com fruteiras.
Em fins da década de 1980 foi realizado novo arranjo do jardim. A Quinta de São Gens é, atualmente, uma das quintas de apoio à ação da Direcção Regional de Agricultura de Entre Douro-e-Minho.
Das obras supostamente delineadas por Nasoni, subsistem actualmente a estrutura básica da casa, o pátio murado com portão armoriado e janela mural artisticamente enquadrada, uma dezena de notáveis esculturas em granito, de salientar um conjunto de quatro intituladas "Primavera", "Estio", "Outono" e "Inverno".
Sem comentários:
Enviar um comentário