22/08/2008

O parque Biologico de Gaia tem...

...um Grifo exibicionista!

Este Grifo assim que viu gente pronta a fotografá-lo, abandonou os companheiros no cimo da árvore, veio investigar-me, abriu as asas e ali ficou durante muito, muito tempo! Enquanto não saí dali, ele não se moveu.


O Grifo é um abutre que chega a medir 1m de comprimento e 2,7m de envergadura, pesando de 6 a 12 kg. Alimenta-se quase exclusivamente de carne morta, passando longo tempo a voar em círculos no céu alto à procura de cadáveres no solo. De entre as três espécies de abutres que ocorrem no Douro, o Grifo é a espécie mais comum, podendo ser observada durante todo o ano.


11/08/2008

A Colcha e a ponte













Colcha de croché gigantesca pendurada em Julho na Ponte D. Luís, no Porto, da autoria da artista plástica Joana Vasconcelos.













Na terceira fotografia, o contraste entre os velhinhos barcos rabelo, agora com funções turísticas e o modernissimo metropolitano

06/08/2008

Forte de Leça da Palmeira
















O Forte de Leça da Palmeira ou Forte de Nossa Senhora das Neves, encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1961. A sua edificação remonta a 1638/9 por determinação de D. João Rodrigues Sá e Menezes, com o intuito de defender aquele porto conta ameaças de piratas e corsários. Após a Restauração da Independência portuguesa, considerando a sua grande importância estratégica para a defesa da barra, os oficiais da C. M. do Porto pediram ao Rei que se terminassem as obras com a maior brevidade. As obras foram retomadas, em 1646. Acredita-se que o Forte tenha sido concluído em 1720. No século XX, as suas instalações foram entregues à Capitania do Porto de leixões que nelas se instalou.

Forte Leça da Palmeira II