26/09/2012

Lousã - Praia da Bogueira

 
 


A Praia Fluvial da Bogueira situada em Casal de Ermio, no Concelho da Lousã, é banhada pelo rio Ceira, que corre desde a Serra do Açor até ao rio Mondego.

Lousã - Praia da bogueira I





O rio Ceira banha a paraia fluvial da bogueira

Lousã - Praia da Bogueira II



É ainda possível alugar barcos a remo ou gaivotas para passear no rio. É um local aprazível para usufruir da tranquilidade da serra, à beira rio…

Lousã - Praia da Bogueira III




A praia possui um bar de apoio, um espaço relvado, zona de merendas, um parque e uma piscina infantil e um acesso por passadiço de madeira sobre o rio.

Lousã - Casal de Ermio I


Igreja de St. António
Foi acto de uma reforma durante o séc. XVIII. O seu exterior é composto por linhas direitas, uma fachada plana de terminação triangular com portal e janelão rectangulares de molduras de cantaria. Também foram colocados dois painéis de azulejos modernos de interesse religioso. O interior é amplo, de nave única coberta de madeira e capela-mor simples a formar a cabeceira, de onde se pode ver o altar barroco da época de D. Pedro II e onde estão expostas algumas esculturas das quais a de St. António e S. Caetano, de estilo barroco do séc. XVIII. Após a entrada, do lado direito, encontra-se uma escultura quinhentista de S. Sebastião, e no lado oposto, o baptistério. O tecto da igreja é formado por caixotes pintados.


Largo Doutor Pires de Carvalho e Busto de Dr. Pires de Carvalho
Fonte de repuxo com um busto no centro, erguido em homenagem ao Doutor Pires de Carvalho, ilustre político que trabalhou ativamente para a Revolução do 5 de outubro.
 
(texto do site da Camara Municipal da Lousã)

Lousã - Casal de Ermio II





Casal de Ermio é mais pequena uma freguesia do concelho da Lousã e fica situada na margem direita do rio Ceira.Relativamente a alojamento, a Freguesia está dotada com duas unidades, uma de Turismo Rural e outra de Alojamento Local.

23/09/2012

Dia do Porto de Leixões

 o porto de Leixões decidiu comemorar o seu dia, abrindo portas á população e providenciando diversas acções que deram a conhecer melhor a actividade deste porto.

Dia do porto de Leixões - a exposição






No auditorio Infante D. Henrique, foi possivel assistir ao uma exposição de fotografia sobre o porto de leixões e a um filme antigo, bem como visualizar algumas maquetes que davam ao visitante a noção da dimensão real do porto de leixões

Dia do Porto de Leixões - embarcar em Leça...com saída em Matosinhos

os autocarros turisticos incansaveis fazendo o trajecto de leça a Matosinhos e vice versa




...para surpresa de muitos dos passageiros havia um túnel...mesmo á chegada do lado de Matosinhos

Dia do porto de Leixões - o trajecto I

Ja do lado de Leixões...foi possivel visitar diversas embarcações, havia pinturas faciais e insufláveis para as crianças e claro...o concerto dos Azeitona



a carga metida nos contentores...

Dia do porto de Leixões - o trajecto II






para comemorar este dia foi possivel efectuar o trajecto por dentro do porto, entre uma margem e outra, com autocarros turisticos disponibilizados á população

Dia do porto de Leixões - embarcações






22/09/2012

Dia do porto de Leixões - Visita ao "Castelo de Óbidos (I)




Uma das embarcações disponíveis para visita, foi o Castelo de Obidos, construído em 2005 e com quase 50m de comprimento.
Uma palavra de apreço à tripulação, muito simpatica e solícita a todas as perguntas que ianm sendo colocadas pelo público que a visitava.