20/02/2008

Visita a Amarante

No fim de semana passado fui a Amarante, passei rapidamente pelo centro historico

aqui fica imagens da igreja de S. Gonçalo e o mosteiro

A Igreja de São Gonçalo foi fundada por S. Gonçalo de Amarante. Esta obra encontra-se no centro da cidade de Amarante.
Em 1540
, foi transformada num grande mosteiro com a construção de um convento dominicano em honra de S. Gonçalo, com autorização e ajuda de D. João III e de sua mulher, a Rainha Dª Catarina
.
A edificação da Igreja e do Convento terminou na época de Filipe I
, antes de 1600. A construção do pórtico e da Varanda dos Reis iniciou-se a 12 de Outubro de 1683.




A Ponte de São Gonçalo sobre o Rio Tãmega, juntamente com a Igreja de São Gonçalo, representam o epicentro do centro histórico da cidade de Amarante.
Primitivamente, supõe-se ter existido neste local uma ponte de origem romana, dado ser este o traçado da estrada romana que passaria em Amarante em direcção a Guimarães e Braga. No entanto, por volta do ano 1250, São Gonçalo terá construído ou reconstruído esta ponte.
Em 10 de Fevereiro de 1763
, essa ponte, com um cruzeiro a meio, desmoronou-se devido a uma cheia do Rio Tâmega. O cruzeiro, ou Senhor da Boa Passagem, foi retirado uma hora antes deste acontecimento histórico e mais tarde colocado na janela de um recanto da Igreja de São Gonçalo, ficando a Mãe de Deus a proteger o trânsito. É a imagem da Senhora da Ponte.



A Casa da Calçada é um hotel de luxo localizado na zona histórica da cidade. Construído no séc. XVI para ser um dos principais palácios do Conde do Redondo, foi durante as invasões francesas um albergue dos comandos aliados, tendo desempenhado um papel essencial na defesa de Amarante e da estrada de acesso ao Porto. No entanto, ao terceiro dia de batalha, o edifício foi destruído pelo fogo.
Foi mais tarde adquirida e reconstruída pela família Pereira do Lago.


Em 2001, ficou recuperado na sua totalidade e, em 2003, passou a integrar a conceituada cadeia de hotéis Relais & Châteaux.

Visita a Amarante II



Vistas de uma represa no Rio Olo, um afluente do Rio Tâmega

Uma visita a Amarante III



Imagens da preparação de um mega almoço vegetariano, com a T empenhadissima na apresentação dos pratos


No final do dia, uma fogueira substituía o sol que teimou em nao aparecer




as vistas para o monte



No monte Fridao existe uma pedra, chamada pedra cavaleira. Era o local onde antigamente os cavaleiros amarravam os seus cavalos e lhes davam de beber

13/02/2008

No centro histórico de Vila do Conde

Numa manhã de solf antástica, saí de casa rumo a Vila do Conde, nao tinha muito tempo mas ainda consegui tirar algumas fotografias. Fica a promessa de uma nova visita em breve com mais fotografias.


Vista panorâmica sobre o rio



Perspectiva das traseiras da igreja matriz (havia uma cerimónia quando lá estive e demasiada gente à entrada da igreja para que eu pudesse fotografá-la pela parte da frente em condições).
A Igreja Matriz de São João Baptista em Vila do Conde é uma das maiores igrejas de Portugal.




Obra erguida no início do século XVIII destinava-se a abastecer o Convento de Santa Clara.
Canal artificial construído desde o Convento de Santa Clara até à nascente e inicialmente formado por 999 arcos. Do conjunto resta ainda uma grande parte da estrutura inicial.

Compras no Mercado Ferreira Borges

O Mercado Ferreira Borges (Porto) está a promover a sua edição anual de livros em saldo. Esta "feira de livros" teve início no dia 08 e irá terminar a 24 de Fevereiro. Eu estive lá logo no primeiro fim de semana e estas foram as minhas compras. Dois livros e um caderno de apontamentos.